Páginahttps://www.vaticannews.va/pt.htmls

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Vigiai e orai

 

Para os montes levanto os meus olhos: de onde virá meu socorro?  O meu socorro virá do Senhor, criador do céu e da terra (...) não há de dormir, nem adormecer  o guarda de Israel” Sl 121 (120), 1-2.4.

Quando nós decidimos subir, devemos ter claro aquilo que a própria palavra nos alerta: “sede sóbrios e vigilantes! Eis que o vosso adversário, o diabo, vos rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar” (1 Pe 5,8). Isso nos leva a crer que existe uma força contrária, uma parte adversa que se levanta contra nós quando decidimos encontrar com o senhor no cume do monte, quando queremos estabelecer com Ele uma relação de intimidade. Na luta da vida muitos se levantam como adversário, como alguém que se opõe, diverge, discorda. Às vezes achamos que o mundo todo luta contra nós! Às vezes nos esquecemos que antes mesmos que nascêssemos uma luta já acontecia, uma duríssima luta pela salvação das almas! O nosso adversário, o diabo, quer nossa perdição, daí descobrimos  que nossa luta é “ contra todas as realidades de trevas que habitam este mundo” ( Cf. Ef 6. 11- 12), que se levanta contra o projeto de DEUS , anunciado por Jesus e levado a plenitude pelo Espírito Santo.

Nessa grande luta temos que nos esforçar. O diabo quer a nossa perdição, nossa condenação, e para isso ele nos rodeia, persegue, tenta. Devemos “resistir-lhe firme na fé”, nos revestir da força do alto para sermos vencedores. Sabendo disso, Jesus aconselha os seus discípulos a permanecer em oração para não serem vencidos porque é a oração que nos fortalece no combate de cada dia, contra o nosso “adversário”. Nas idas e vindas dessa caminhada, podemos nos cansar, desanimar e até mesmo querer desistir, as forças podem nos faltar, mas devemos saber “que aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças” (Is 40,30-31).

Quando Jesus foi ao Monte das Oliveiras, os seus discípulos estavam cansados. Essa era uma hora de muita angústia, e justamente nessa hora, eles dormem. Ele alerta os seus discípulos: “vigiai e orai”. Podemos dizer de outro modo: “não durmam, não cochilem”, para não vacilar! A sentinela (ou vigia) ocupava um lugar importante na organização de uma cidade no antigo Israel, pois ele avisava se houvesse algum perigo eminente. Imagine o inimigo se aproximando e a sentinela dormindo? Corremos constantemente perigos, por isso devemos ter cuidado para prevenir qualquer mal que nos sobrevenha, principalmente aqueles que querem “perder a alma”. Muitos alertas são dados para que não sejamos vítimas de uma ação maléfica. Se não houvesse perigo, não havia a necessidade de vigiar! 

Quando criança tinha um rival, um inimigo. Era um garoto que não gostava de mim. Quando saia de casa, temia encontrá-lo pelo caminho. Sempre que isso acontecia, chegava em casa chorando porque ele era mais forte que eu. Um amigo, vendo esse meu infortúnio, disse uma vez: “quando ele se aproximar de você, eu vou segura-lo e você parte pra cima dele”. Sei que isso foi uma covardia, mas uso esse exemplo para que você compreenda o que o Senhor quis dizer sobre “o mais forte” (Cf. Mc 3,22-27). 

João Batista era constantemente questionado se ele era o messias. Um dia batizando no rio Jordão ele disse mais uma vez que não era o messias e ainda acrescentou: “depois de mim vem outro mais poderoso (forte) do que eu...” (Mc 1,7). Logo depois de escolher os discípulos, Jesus se dirigiu a uma casa e uma multidão o cercou sem que ele sequer pudesse comer (Cf. Mc 3,20). Quando os escribas viram isso disseram entre si: “ele é o príncipe dos demônios!”. Jesus conta então uma pequena parábola que ilustra que um reino dividido contra si mesmo não subsiste “se Satanás se levantar contra si mesmo, está dividido e não poderá continuar, mas desaparecerá”. É então que ele fala do mais forte: “Ninguém pode entrar na casa de um homem forte e roubar-lhes os bens, se antes não o prender”. 

Jesus, é o mais forte, creio que você já compreendeu isso. Portanto, é unido a Cristo que vamos vencer, é para ele que se volta os nossos olhos. Diante de tantas ameaças, é ao Senhor que recorremos usando os meios que estão a nossa disposição. A oração, sem dúvida, é quem nos faz forte para resistirmos, “sede submisso a Deus. Resisti ao Demônio, e ele fugirá para longe de vós” (Tg 4,7). Oremos com confiança:

“Levanta-se Senhor e sejam dispersos os seus inimigos! Fujam diante dele aqueles que O odeiam (Cf. Sl 67,2)...Expulsa todos os inimigos que me atacam (Cf. Dt 28,7)”. 


Nenhum comentário: