Páginahttps://www.vaticannews.va/pt.htmls

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Siga as setas!


"O Senhor disse a Moisés: “Sobe para mim ao monte. Ficarás ali para que eu te dê as tábuas de pedra, a lei e as ordenações que escrevi para sua instrução. Moisés levantou-se com Josué, seu auxiliar, e subiu ao monte de Deus. E disse aos anciãos: Esperai-nos aqui até que voltemos.Tendes convosco Aarão e Hur. Se alguém tiver um litígio, se dirigirá a eles. Moisés subiu ao monte. A nuvem cobriu o monte e a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, que ficou envolvido na nuvem durante seis dias. No sétimo dia, o Senhor chamou Moisés do seio da nuvem. Aos olhos dos israelitas a glória do Senhor tinha o aspecto de um fogo consumidor sobre o cume do monte. Moisés penetrou na nuvem e subiu a montanha. Ficou ali quarenta dias e quarenta noites”.

Esse texto se desenvolve com traços das grandes teofanias, ou seja, como manifestação da presença divina. Moisés sobe para encontrar-se com Deus e dessa vez, Deus quer dá ao povo suas instruções “os mandamentos”.

    Os mandamentos são orientações para o bem do povo, um código, uma norma de conduta que favorecem o aperfeiçoamento da relação do povo com Deus e o próximo. A atitude fundamental é a da observância desses mandamentos.

         Uma vez Jesus foi perguntado sobre o que deveria ser feito para herdar a vida eterna, o que prontamente ele responde dizendo: observem os mandamentos (Cf. Mc 10, 17-18). Em outra ocasião, Jesus respondendo a uma pergunta do escriba sobre qual seria o primeiro mandamento ele diz: “O primeiro é: ouve ó Israel, o senhor nosso Deus é o único senhor, e amarás o senhor teu Deus de todo teu coração, de toda a tua alma, de todo teu entendimento, e com toda a tua força. O segundo é este: amarás o teu   próximo como a ti mesmo” (Mc 12,29-31). Durante o discurso da montanha ele diz às multidões que  não veio para abolir a lei e os mandamentos, mas sim  levá-los  ao pleno cumprimento (Cf. Mt 5,20).    

  A experiência dos mandamentos é a experiência de um povo que decidiu se encontrar com Deus e permanecer na sua presença cumprindo suas “instruções”. Muitas vezes temos dificuldade de manusear algum objeto e recorremos ao manual de instrução, procuramos na internet para assim usar corretamente aquele objeto. Quando temos dúvida quanto aos direitos e deveres vamos a nossa Constituição para saber como devemos nos comportar diante de tal situação. Assim, Deus não poderia deixar o seu povo caminhando sem suas “instruções”. Daí se quisermos ser o “povo de Deus”, agir corretamente no mundo como povo que pertence a Deus devemos obedecer o que ele nos pede em seus mandamentos. 

Os mandamentos revelam a pedagogia de um Deus que caminha com seu povo, que o educa através dos acontecimentos da vida. Esse povo faz o caminho da libertação. O eixo fundamental de todo o Antigo Testamento é a experiência do Êxodo. Eles começam a caminhar pelo deserto e são muitos os desafios para que cheguem a ser reconhecido como um povo, consagrado para amar só a Iahweh: “Eu serei o seu Deus e vós sereis o meu povo”. A saída do Egito foi só o começo da libertação. Você já se perguntou como foi esse caminho pelo deserto para tantas famílias que saíram do Egito?

         Esse caminho foi feito de alegrias e tristezas, dores, sofrimentos, conquistas, fracassos, decepções, sonhos, derrotas e vitórias. Esse é o caminho de todos nós, seja no deserto de ontem seja no deserto de hoje. 

Nem um caminho se faz sem que se tenha uma indicação, seta ou orientação para se chegar. Para o povo que caminhou ontem e que caminha hoje essa indicação vem dos mandamentos. As dez palavras da lei deviam ser postas em prática por todos, crianças, jovens e adultos. É um imperativo categórico, ou seja, uma ordem que se impõe ao povo para que ele seja o povo da aliança. 

Se você está caminhando veja as setas, elas vão lhe dizer se você está caminhando na direção certa. Siga os mandamentos!


Um comentário:

Maryluce disse...

Na minha caminhada um vendaval derrubou algumas setas, mas veio o Senhor em meu socorro e recolocou-as.To continuando.