Páginahttps://www.vaticannews.va/pt.htmls

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

O sacrifício da oração


"Amalec veio atacar Israel em Rafidim. Moisés disse a Josué: ‘Escolhe-nos homens e vai combater Amalec. Amanhã estarei no alto da colina com a vara de Deus na mão’. Josué obedeceu a Moisés e foi combater Amalec, enquanto Moisés, Aarão e Hur subiam ao alto da colina. E, quando Moisés tinha a mão levantada, Israel vencia, mas logo que a abaixava, Amalec triunfava. Mas como se fatigassem os braços de Moisés, puseram-lhe uma pedra por baixo e ele assentou-se nela, enquanto Aarão e Hur lhe sustentavam as mãos de cada lado: suas mãos puderam assim conservar-se levantadas até o pôr do sol, e Josué derrotou Amalec e seu povo a fio da espada. O Senhor disse a Moisés: ‘Escreve isto para lembrar, e dize a Josué que eu apagarei a memória de Amalec de debaixo do céu’. Moisés construiu um altar que chamou de ‘O Senhor é minha bandeira’. Já que a mão – disse ele – foi levantada contra o trono do Senhor, o Senhor está em guerra perpétua contra Amalec” (Ex 17,8-16).  

Aquele que sobe para a ali se encontra com Deus, permanecer com ele, torna-se parte do mundo que o cerca. Ao contrário do que alguns imaginam, estar em oração é encontrar-se no centro das dores do mundo, combater suplicando com mãos erguidas pela vitória da vida sobre a morte, da luz sobre as trevas, do amor sobre o ódio “não era no meu arco que eu tinha confiança, nem era minha espada que me trazia vitória; eras tu que nos salvava de nossos opressores e envergonhava aquele que nos odiavam (Sl44,7-8).

Aprendemos uma grande lição que não pode ser jamais desprezada: “É ele que, nos dias de sua vida terrestre, apresentou pedidos e súplicas, com submissão. É embora fosse filho, aprendeu, contudo, a obediência pelo sofrimento; e levado a perfeição, se tornou para todos que lhe obedecem, princípio de salvação eterna” (Hb 5,7-9). 

Cristo é o nosso grande mediador, Ele intercedeu por nós, tomando os nossos pecados e nos salvando da condenação eterna. Não podíamos fazer nada quanto a isso, então o Pai em seu grande amor envia o seu Filho único, que através do seu sacrifício nos redime pelo poder do seu sangue derramado na cruz. Damos graças em todo o tempo porque Cristo nossa Páscoa foi imolado; Ele, o verdadeiro cordeiro que tira o pecado do mundo. Tudo o que oferecemos ao Pai o fazemos por meio de Cristo Jesus, Nosso Senhor.

Uma vez fui fazer uma entrevista de emprego. Tinha alguns amigos naquele lugar. Quando eles souberam que eu ia fazer a entrevista, foram até na diretora daquela empresa e intercederam em meu favor. Eles queriam que eu ficasse com a vaga porque sabiam da minha capacidade. Quando alguém intercede isso faz uma grande diferença. Esse exemplo demonstra a importância da oração de intercessão. Apresentamos a Cristo não só os nossos pedidos mais os dos outros. 

Por que devemos rezar uns pelos outros? Devemos fazer isso porque somos seres de conexões. Cremos que existe uma conexão entre a Igreja gloriosa (céu), a padecente (purgatório) e militante (terra). Por isso, rezamos pedindo a intercessão dos santos (que pertencem a Igreja gloriosa) e da Virgem Maria, porque confiamos que eles nos auxiliam para que as graças necessárias sejam dispensadas sobre nós. Cremos que cada jejum, esmola ou penitência, e acima de tudo, a celebração eucarística, podem alcançar as almas do purgatório, colaborando na “passagem” delas de uma Igreja para a outra (da padecente para a gloriosa). Se cremos nisso, não deveríamos crer na conexão que existe entre nós que vivemos na Igreja militante?

Rezamos uns pelos outros porque sabemos que nossas orações, súplicas e pedidos podem mudar a direção das coisas. Por que o autor sagrado fala que quando Moisés baixava os braços o povo perdia e quando ele levantava os braços o povo vencia? Porque a oração pode mudar o rumo das coisas, nossa oração traz o céu a terra e a terra ao céu, fazendo com que a conexão que existe se estreite cada vez mais. Nossa luta é vencida pelo poder da oração. Mas, não podemos esquecer que não vencemos sozinhos. Por isso a oração do Pai Nosso, é uma oração que nos leva na direção de Deus e do próximo. Como podemos então esquecer de orar pelas necessidades uns dos outros? Se queres crescer na tua vida espiritual lembra-te que existe muitos que precisam do teu sacrifício de oração. 


Nenhum comentário: