Páginahttps://www.vaticannews.va/pt.htmls

sábado, 22 de agosto de 2020

Aprenda a ser como uma montanha

"Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, eternamente firme. Como Jerusalém está toda cercada de montanhas, assim o Senhor envolve seu povo, agora e sempre” Sl 124 (123), 1-2.


A montanha permanece imóvel diante da eternidade, nada é capaz de lhe abalar. Essa imagem é um convite a adquirirmos raiz, solidez, firmeza diante das adversidades. As adversidades surgirão, tentações, dificuldades, dores  e sofrimentos. É inevitável. Mas se a nossa vida estiver enraizada, nossa  experiência com Deus ficará cada vez mais sólida, e nada vai nos abalar. Jesus, através de uma parábola, fala da importância desse enraizamento: “assim todo aquele que ouve estas minhas palavras e as põe em prática será comparado a um homem sensato que construiu a sua casa, sobre a  rocha .caiu a chuva, vieram as enxurradas , sopraram os ventos e deram contra aquela casa, mas ela não caiu pois estava alicerçada da rocha” ( Mt 724-25). 

Uma forma de criar enraizamento é através da vida em comunidade.  A comunidade é formada pelos que seguem e professam a mesma fé em Cristo Jesus. O seguimento vem do encontro com o Cristo crucificado e ressuscitado. Foi esse encontro que fez o apóstolo Paulo deixar tudo para trás para correr atrás do conhecimento de Cristo, seu bem supremo (Cf. Fl 3,8). Esse encontro nasce da proclamação dos crentes que pregam com ou sem palavras despertando a fé nos que vêem e ouvem. Depois essa fé se torna testemunho no lugar em que vivem, esse “Jesus que chama é o mesmo que envia. Ele chama para estar consigo e para sair em missão. Por isso não se pode separar a vida em comunidade da ação missionária, como se uma só dessas dimensões bastasse” (DGAE 18).

Não podemos abdicar de nosso status missionário. O Espírito Santo continua interpelando as comunidades a permanecer ligada à sua raiz fundante. Do seu jeito próprio, no lugar em que foram enraizadas devemos proclamar que Cristo está vivo. Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos devemos permanecer com ouvidos bem abertos para escutar o Senhor que diz: “IDE”.

Para responder a esse IDE devemos dizer antes “VINDE”. Por isso vamos aprender a orar como uma montanha. Entrar em comunhão com Deus, conhecer a si mesmo, ou seja, sair do mundo para encontrar-se com Deus e depois voltar a ele para melhor servi-lo. Isso é o esforço diário para viver no “ritmo da montanha”. É a vida oração que cria esse ritmo, assim saímos cotidianamente do mundo, acompanhado de Jesus, e para ele voltamos animados pela força do Espírito Santo que é vida e gera vida.

Esse movimento nos transforma em retirantes, homens e mulheres que se retiram todos os dias para criar firmeza, estabilidade, solidez. A própria imagem da montanha nos convida a permanecer constante e inabalável.

Só ir sem vir em vez de nos aproximar, pode nos afastar de Deus. Sem esse caminho de retirantes seremos vencidos pelo cansaço, pelas distrações e pela dureza. Ao longo do dia, precisamos estar a sós, com Jesus. É dele que vem a firmeza que precisamos.

Um comentário:

Maryluce disse...

Eu não entendia bem, porque orar como a montanha, achava que era só o subir e descer.Hj entendi melhor, e a palavra que ficou pra mim foi:constante, inabalável.