Páginahttps://www.vaticannews.va/pt.htmls

domingo, 16 de agosto de 2020

Deixe-se surpreender por Deus

 

“Agora se ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, serás para mim a porção escolhida entre todos os povos (...) vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa” (Cf. Ex 19,1-8).

“Então Moisés subiu ao encontro de Deus “(19,1-3). Na experiência da Bíblia, subir a montanha é subir até Deus, encontrar-se com ele. O que podemos esperar desse encontro? Quando nos dispomos a fazer esse caminho para encontrar a Deus sabemos que teremos muitas surpresas. É uma realidade desconhecida que vai se tornando conhecida, porque a alma vai se “dilatando” ao conhecimento de Deus. 

O povo que marchava pelo deserto passou por muitos desafios como fome, sede, disputas e medos. Ele sempre foi surpreendido pela presença de Deus que caminhava ao seu lado. A imagem da coluna de nuvem e de fogo (Cf. Ex 13,21) demonstra essa certeza. O povo não caminha sozinho, Deus caminha a sua frente!  

A esse povo Deus faz uma proposta: vocês serão para mim a porção escolhida entre todos os povos. Que surpresa! Esse povo que fugiu da escravidão queria apenas um lugar para se estabelecer. Só que agora eles aceitam levar consigo esse sinal de ser o povo que Deus escolheu. Isso vai se transformar na marca registrada de Israel. 

São Pedro chamava as novas comunidades a se reconhecer como esse novo povo, essa nova nação escolhida, “mas vós sois uma raça eleita, um sacerdócio real, uma nação santa, o povo de sua particular propriedade, a fim de que proclameis as excelências daquele que vos chamou das trevas para sua luz maravilhosa “ (Pe 2,9).     

São Paulo se reconheceu como parte desse novo povo. O fariseu foi surpreendido pelo Cristo ressuscitado quando estava no caminho de Damasco. Ele passou de perseguidor a perseguido, sofreu pela escolha que fez, e não deixava de reconhecer que tudo o que fazia era por causa do Cristo que o amou e por ele se entregou (Cf. Gl 2,20). Diante do conhecimento de Cristo Jesus, ele “perdeu tudo” a fim de ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele (Cf. Fl 3,8-9). E depois disso? Uma aventura de fé! Novas descobertas, desafios, sonhos, alegrias, tristezas, conflitos, perseguições...e acima de tudo, o amor renovado a cada dia. 

Vale a pena fazer esse encontro? O que ganhamos com isso? Quero responder com esse simples diálogo ilustrativo: 

Ir ao encontro de Cristo, segui-lo pelo caminho? Não entendo...0 que ganho com isso?

Alguém então grita do meio da multidão:

- Pergunte a Pedro e ele responderá: 

Deixei meu barco e foi em outro mar pescar, com Ele andei, D’ele não me afastei.

Ir ao encontro de Cristo, segui-lo pelo caminho? Não entendo. 

Alguém que apresenta um programa de televisão diz:

- Pergunte a João e ele responderá:

Deixei a casa do meu pai, às redes a consertar, é o seu amor que me fez caminhar.

Ir ao encontro de Cristo, segui-lo pelo caminho? Não entendo. 

Um velho comerciante diz com sorriso no rosto:

- Pergunte a Paulo e ele responderá:

Do cavalo eu cai quando os cristãos persegui, fiquei cego por um zelo sem flor, foi sua luz que me salvou.

Ir ao encontro de Cristo, segui-lo pelo caminho? Não entendo. 

Um coro com voz portentosa diz:

Pergunte a Inácio e Perpétua, Cosme e Damião, Francisco e Domingos, Teresa e João... E todos eles te responderão: foi o seu amor, foi o seu amor!

Posso dizer a você que vale a pena esse encontro. Em julho de 1995 fiz esse encontro. Minha vida não foi mais a mesma. Eu era um jovem feliz. Gostava de festas, esporte, uma boa roda de conversa...vivia o momento presente sem muitos planos. Queria aproveitar ao máximo o que a vida me proporcionava. Aí eu esbarrei com força em Deus. Ele foi mais forte. De repente uma alegria diferente me tomava e o que me restava era me render ao que estava acontecendo. O amor de Deus ganhava cada vez mais força e agora sim, eu tinha planos: testemunhar o que havia acontecido comigo. 

Fui surpreendido por esse encontro! .Se deixe surpreender por Deus!


Um comentário:

Maryluce disse...

Sou surpreendida a cada graça que recebo. Mesmo a minha pequenez sou amparada.