Páginahttps://www.vaticannews.va/pt.htmls

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Derramarei o meu Espírito!

 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Oração inicial:

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.

Amém!

Reflexão do dia:  “Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo” (Jl 3,1a). 

Joel começa a sua profecia com uma imagem desoladora: "Os campos estão devastados, o solo enlutado. O trigo foi destruído, o mosto perdido, o óleo estragado. Os lavradores estão desamparados, os vinhateiros lamentam-se por causa do trigo e da cevada, porque a colheita foi destruída" (Jl 1,11-12). O povo se enche de preocupação, porque sua subsistência está ameaçada. 

O que fazer então? Joel chama o povo para imolar um sacrifício espiritual. Em primeiro lugar, ele faz uma leitura dos sinais dos tempos, tentando aprender com essa tragédia. Então, depois disso, ele convoca o povo ao arrependimento. 

Em suas andanças, Jesus indagou os fariseus por não serem capazes de ler os sinais dos tempos (cf. Mt 16,4). E o que isso significa? que a história comunica uma mensagem profética ao mundo! Certa vez, Jesus, contou uma história aos seus discípulos onde mencionou o que havia acontecido aos galileus que Pilatos mandou executar e os que morreram fatalmente na torre de Siloé (Cf. Lc 13,1-9). Ele quis que os seus discípulos aprendessem com o passado para transformar o presente. O hoje, o ontem e o amanhã devem ser lidos pelas lentes do Espírito Santo, para desse modo, reconhecer o mistério do Deus vivo que caminha no meio de nós. 

Faça a leitura da sua história de vida. Você vai perceber que não chegou até aqui sozinho! Deixe que o Espírito Santo lhe ensine a aprender corretamente as lições do passado. O ontem fez você chegar ao hoje. Quem sabe seja momento de celebrar, agradecer, festejar. Ou talvez de se arrepender, pedir, suplicar. De uma forma ou de outra, é tempo do Espírito te transformar. 

É importante também olhar ao redor e buscar encontrar Deus. Sim, os acontecimentos são lições que nos educam, desde que, olhemos com as lentes do Espírito. Deus age no meio de nós chamando seu povo à conversão. Por isso, tudo o que acontece pode nos ajudar a fazer esse caminho. É isso que o profeta Joel faz. Ele lê os acontecimentos do tempo presente na ótica do Espírito para convocar o povo ao arrependimento: "Rasgai vossos corações e não vossas vestes; voltai ao Senhor, vosso Deus, porque ele é bom e compassivo, longânime e indulgente”. 

O profeta olha para o futuro e proclama em nome do Senhor, “depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo”. É isso que Deus quer: um grande derramamento do Espírito! Para isso, é necessário rasgar o coração.

Rasgar o coração é arrepender-se. Quando fazemos isso, é como se o próprio Deus rasgasse a veste marcada pelo pecado para colocar uma veste nova costurada por Ele mesmo. É vestido com essa nova veste que podemos receber o Espírito com abundância. Quando um copo se derrama é porque ele está todo cheio. Deus quer fazer isso conosco. Qual a condição? Vestir veste nova, que significa arrepender-se do pecado. 

Peça nesse momento ao Espírito Santo, o arrependimento. Reze com esse trecho do Salmo 50: "Meu sacrifício, ó Senhor, é um espírito contrito, um coração arrependido e humilhado, ó Deus, que não haveis de desprezar."

Oração espontânea.

Oração final:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém

Nenhum comentário: