Páginahttps://www.vaticannews.va/pt.htmls

terça-feira, 3 de maio de 2022

O Espírito Santo só vem aos humildes!

 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Oração inicial:

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.

Amém!

Reflexão:

“O Espírito Santo descerá sobre ti” (1,35).

Nazaré era uma vila de pouca importância na região. Natanael diz com espanto “pode vir alguma coisa boa de Nazaré?” (Cf. Jo 1,46), o que demonstra que o lugar é marginal. Mais não foi em Alexandria ou Roma, mais sim nesse lugar, que o anjo comunicou aquela jovem menina o plano de Deus. “A cheia de graça” é uma jovem que se vê diante de uma grande missão: ser a mãe do Salvador. Ela como qualquer outra jovem judia conhecia as profecias sobre a vinda do Messias (Cf. Is 7,14; 11, 1-9; Ml 3,1; Mq 5, 1, etc). Ela só não imaginava que ela seria a escolhida.

E por que Ele escolheu uma jovem menina, de uma vila sem importância alguma? Por que não uma jovem menina da nobreza? Ela mesma responde no seu canto: “Ele olhou para a humildade de sua serva”. Essa é uma condição importante para ser cheio do Espírito Santo.

Mais o que é humildade?

É a virtude daqueles que reconhecem sua condição, aceitam o que são. Fazem isso não para se acusar, condenando a si mesmo, mais sim para se submeter a vontade daquele que tudo conhece. Dessa virtude Maria é exemplo. Ela reconheceu o seu lugar no plano da salvação, escondeu-se no silêncio da casa de Nazaré, cumprindo com seu papel na obra da redenção. No casamento em Caná da Galiléia, fala com o seu Filho sobre a falta de vinho. Sabia que era a única coisa que devia fazer, por isso mesmo diz aos serventes: “façam tudo o que ele vos disser”. Maria não só faz a vontade de Deus, mais quer que todos a façam. Ela sabe que a alegria consiste em fazer a vontade de Deus. Depois de sua intercessão, Jesus realiza o seu primeiro sinal. Leão XIII em sua Encíclica sobre o Rosário diz que “por expressa vontade de Deus, nenhum bem nos é concedido se não é por Maria; e como nada pode chegar ao Pai senão pelo Filho, assim geralmente nada pode chegar a Jesus senão por Maria”. Em sua humildade, Deus a exalta. 

A humildade é o contrário do orgulho. Os nossos primeiros pais ouviram o que disse o Diabo e se encheram de orgulho, quiseram ser “como deuses”. Se eu sou um “deus”, logo não preciso de outro deus que me diga o que eu devo fazer. Eu me basto, faço o que quero, acho que sou a pessoa mais importante do mundo e que não preciso de ninguém. Quem cultiva a virtude da humildade pensa o contrário, pois reconhece que só Deus basta a si mesmo, olha e entende que somos seres incompletos que só pela ação do Espírito Santo podemos ser preenchidos do que nos falta. 

O que vejo quando olho para mim? Muitas vezes tenho tanta consideração por mim mesmo que quero fazer uma estátua para a glória do meu nome. Ou, me considero tão insignificante que não reconheço o meu valor. O Espírito Santo quer agir em nós revelando a verdade sobre quem eu sou, me fazendo enxergar o que posso e o que não posso, o que tenho e o que não tenho na certeza de que, confiando Nele, nada nos faltará. O orgulho nos afasta de Deus justamente porque deixamos de confiar Nele para confiar em si mesmo. Deus nada pode fazer em um coração orgulhoso. O Espírito Santo só vem aos humildes, porque esses reconhecem que são criaturas e precisam de Deus. Muitas vezes o Espírito Santo, querendo nos comunicar a virtude dos santos, nos faz viver em comunidade para aprendermos através da convivência. Acredito que esse é outro grande desafio, necessário, a convivência. Quem quer agradar a Deus, precisa aprender a conviver. Viver é um dom, conviver é uma conquista. 

“Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, HUMILDADE, doçura e paciência” (Cl 3,12)

Oração espontânea.

Oração final:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém

Um comentário:

Anônimo disse...

Que o Espírito Santo me conceda um coração com a profundidade de amor do coração de Maria, me abrindo para um novo pentecoste. Amém.