Páginahttps://www.vaticannews.va/pt.htmls

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Maria, mulher cheia do Espírito Santo.

  Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Oração i

nicial:

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.

Amém!

Reflexão:

Quando Maria visita sua prima Isabel, “ela fica cheia do Espírito Santo” (1,41).

O anjo diz a Maria que algo prodigioso havia acontecido com Isabel sua prima. Ela estéril, concebe uma criança na velhice. Depois que o anjo a deixa, “ela sobe apressadamente” para encontrar sua prima. Quando Maria entra em sua casa, Isabel fica cheia do Espírito Santo, sua visita trouxe o grande dom do Pai.

O que podemos esperar de uma visita? Quando recebemos alguém em nossa casa isso nos causa grande alegria, contentamento, porque é momento de celebração. Sempre inventamos motivos para ficarmos juntos: aniversários, comemorações como dia das crianças, dos pais, das mães, Páscoa, Natal, etc. A casa é o lugar para reunir, unir às pessoas que gostamos, colocar o papo em dia, falar das conquistas, das dificuldades, enfim, fazer dessa ocasião uma oportunidade de criar vínculos. Nessa hora, acolho, partilho, quero agradar. Às vezes não estamos tão bem, mais “disfarçamos” procurando oferecer nosso sorriso aos que chegam. Agora quando essa visita é inesperada? Maria não avisou. Mas, “apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo”. O bendito fruto do seio de Maria transforma a casa de Isabel em um pequeno cenáculo (Lc 1,41).

Nossa casa pode se transformar em um pequeno cenáculo? O encontro dessas duas grandes mulheres responde a essa pergunta. As duas são “benditas”, uma mais e outra menos. O sim de uma fez ecoar a voz daquele que “clama no deserto”, que nos chama ao arrependimento para acolher com alegria o messias esperado. O sim da outra faz com que seja ouvida a voz do “filho amado” em quem encontramos a salvação. Portanto, para que nossa casa seja um pequeno cenáculo devemos dizer nosso sim a cada dia a vontade de Deus.

Sim, faça-se! Quem pode dizer isso? Qualquer um que crer, que espera e confia em Deus. O encontro que vimos aqui nessa bela cena é de duas mulheres que cresceram querendo fazer a vontade de Deus. Traziam gravadas em seu coração aquilo que a Torá transmitia a milhares de anos: “O Senhor nosso Deus é o único Senhor, portanto, amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças” (Dt 6,5). 

O Espírito Santo cresce na vida de quem aprende a dizer sim, sim a vida e não a morte. O próprio Senhor quer que tenhamos “vida em abundância” (Cf. Jo 10,10), e isso se dá  pela ação poderosa do Espírito Santo que faz crescer em nós o mesmo “sentimento que existe em Cristo Jesus “ (Cf. Fl 2,5). 

Isabel reconhece Maria como a mãe do Salvador e se enche de alegria com essa bendita visita. Devemos então, por os olhos em Maria e aprender com ela a dizer sim. Cresci cantando uma música que dizia: “quero dizer meu sim, como tu Maria...”. Quando rezamos o Rosário vemos ecoar “a oração de Maria, o seu perene Magnificat pela obra da Encarnação redentora iniciada no seu ventre virginal. Com ele, o povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor. Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor” (São João Paulo II). 

Através da oração do Rosário meditamos o Evangelho e vamos dizendo nosso sim diário a vontade daquele que nos chama a trans formar nossa casa em um pequeno cenáculo. Sim que se dá através do trabalho cotidiano, da oração perene, do serviço doado, do reconhecimento dos nossos pecados. O sim que se dá quando carregamos nossa cruz a cada dia, quando celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado. 

Roguemos a intercessão de Nossa Senhora para que o Pentecostes se renove continuamente. Tragamos gravado em nossa vida essa simples e eficaz oração, que nos faz entrar no ritmo do Evangelho.

Oração espontânea.

Oração final:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém

2 comentários:

Anônimo disse...

Que a exemplo de Nossa Senhora, quando falarmos sejamos instrumentos do Espírito Santo, para conduzir os corações a Deus.

Robson Xavier disse...

Amém meu irmão Marcelo...