Páginahttps://www.vaticannews.va/pt.htmls

sábado, 7 de maio de 2022

O Espírito Santo e os pobres de Javé

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Oração inicial:

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.

Amém!

Reflexão:

“Zacarias, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou...” (1,67).

O Espírito Santo habitava o velho Simeão. Ele foi “impelido pelo Espírito Santo” ao Templo onde contemplou a salvação que veio de Deus (Cf. 2, 25-26.30). 

Zacarias ouve do anjo que seu filho será “cheio do Espírito Santo desde o seio de sua mãe” (1,15) e ele irá “adiante de Deus com o Espírito e poder de Elias” (1,17). 

O Espírito Santo faz a escolha dos “pobres de Javé”, os Anawin. Esses reconhecem que dependem do Senhor, que confiam sua vida a Ele. Zacarias e Isabel, Maria, Simeão, Ana e João Batista não estavam de mãos vazias, pois tinham sido enriquecidos pela fé que depositavam em Deus. O Senhor não se revela por meio dos mecanismos de poder, isso pode ser comprovado através da encarnação do Filho que se deu na condição de pobreza crescendo na simplicidade da vila de Nazaré. “Conheceis bem a bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que sendo rico, se fez pobre por vós para vós enriquecer com a sua pobreza” (2 Cor 8,9). O Papa Francisco em uma de suas mensagens para a Quaresma reflete sobre esse recado do apóstolo: 

Em que consiste então esta pobreza com a qual Jesus nos liberta e torna ricos? É precisamente o seu modo de nos amar, o seu aproximar-Se de nós (...) aquilo que nos dá verdadeira liberdade, verdadeira salvação e verdadeira felicidade é o seu amor de compaixão, de ternura e de partilha. A pobreza de Cristo, que nos enriquece, e Ele fazer-Se carne, toma sobre Si as nossas fraquezas, os nossos pecados, comunicando-nos a misericórdia infinita de Deus. A pobreza de Cristo é a maior riqueza: Jesus é rico de confiança ilimitada em Deus Pai, confiando-Se a Ele em todo o momento, procurando sempre e apenas a sua vontade e a sua glória. É rico como o é uma criança que se sente amada e ama os seus pais, não duvidando um momento sequer do seu amor e da sua ternura. A riqueza de Jesus é Ele ser o Filho: a sua relação única com o Pai é a prerrogativa soberana deste Messias pobre. Quando Jesus nos convida a tomar sobre nós o seu «jugo suave» (cf. Mt 11, 30), convida-nos a enriquecer-nos com esta sua «rica pobreza» e «pobre riqueza», a partilhar com Ele o seu Espírito filial e fraterno, a tornar-nos filhos no Filho, irmãos no Irmão Primogênito (cf. Rm 8, 29)”. 

O Espírito Santo se manifesta na vida desses “pobres de Javé”, porque eles não guardam no coração nada que os separa de Deus, sua maior riqueza é a confiança em Deus. Essa é uma condição para a vida no Espírito: ter um coração pobre, completamente submisso a Deus. A mãe de todos os Anawin, a cheia de graça, é nosso maior exemplo. Como resposta ao anjo, Maria responde, “eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa Palavra”. O Espírito Santo vem em plenitude sobre aqueles que dizem sim ao projeto de salvação. Esses são enriquecidos com a plenitude do Espírito. 

"Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa"

Oração espontânea.

Oração final:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém

Um comentário:

Anônimo disse...

Que Maria interceda, por nossa caminhada de consagração, junto ao Espírito Santo, para que sejamos fiéis e humildes.