Páginahttps://www.vaticannews.va/pt.htmls

domingo, 1 de maio de 2022

Vem Espírito Santo dos quatro cantos!

 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Oração inicial:

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.

Amém!

Reflexão do dia: 

"Profetiza ao espírito, disse-me o Senhor, profetiza, filho do homem, e dirige-te ao espírito: eis o que diz o Senhor Javé: vem, Espírito, dos quatro cantos do céu, sopra sobre estes mortos para que reviva (Ez 37,9)".

Essa visão do profeta Ezequiel é aterrorizante. Um grande cemitério, nenhum sinal de vida, apenas desolação, tristeza e desespero. Esta imagem reflete bem a situação do povo de Israel. Ezequiel testemunhou como muitos de seus compatriotas a destruição do templo e o desterro do povo para uma terra estrangeira, em 548 a.C.

A imagem foi muito adequada para descrever os sentimentos que alimentam a alma do povo naquele momento. Os últimos acontecimentos “mataram” a esperança do povo. Ezequiel ouve a pergunta: “Esses ossos poderão reviver?”, o que significa dizer, “o povo voltará a ter esperança novamente? Essa é uma ação que depende de Deus. Ele sopra o seu Espírito, que de acordo com a visão, será responsável pela restauração do povo.

O exílio do povo de Israel foi interpretado como um sepultamento. Eles acabaram perdendo tudo que tinham de mais valor: a terra, o rei e o templo. Por isso, a imagem retrata bem como o povo estava se sentindo naquele momento. Na profecia de Ezequiel o Espírito se manifesta como espírito vital, que devolve a vida aquilo que está morto. Dos quatro cantos da terra, esse Espírito é soprado para animar o que antes era só morte.  

Essa experiência trágica criou no povo um sentimento de “vale de lágrimas”, de abandono, solidão e tristeza. Podemos dizer que esse ocorrido trouxe morte à fé do povo. Essa visão do profeta é de ressurreição, é a vida vencendo a morte.

A vida é comunicada novamente ao povo como uma ação do Espírito. Devemos, portanto, profetizar como Ezequiel: “Vem Espírito Santo, dos quatro cantos da terra”. Uma profecia que devolva a fé e a esperança ao povo, nesse tempo de exílio existencial.

Quando Israel começou a olhar para si mesmo, descobriu que existia uma coisa que não lhes havia sido tirada: sua história. Em sua história eles podiam ver a ação de Deus. Se recordaram do Êxodo, da ação prodigiosa do Deus dos Exercitos que os libertou da escravidão. Da entrada na terra prometida, na queda de Jericó, na figura dos Juízes, do grande Rei Davi. Eles viram que em suas histórias, Deus sempre esteve presente. Então eles começaram a contar suas “histórias”, para “inculcar” (Cf. Dt 6,7) essa ação extraordinária no ordinário da vida. 

O que devemos fazer nesse tempo onde passamos por tantos vales de mortos? jamais esquecer que Deus acompanha a história da nossa vida. Que o hoje não se esqueça do ontem, nem perca a fé no amanhã.  

Quem conta suas histórias, liga o passado, presente e futuro. Devemos juntar em um único fio a história,  transformando o fugaz em eterno, o efêmero em divino, certos de que Deus permanece. Isso renova a esperança. Não custa dizer que a esperança é uma virtude do Espírito Santo “Ela não engana (Cf. Rm 5,5). Com certeza você já deve ter ouvido a expressão: “quem espera sempre alcança”. O que realmente esperamos? Vida nova em Cristo Jesus, “aquele que está em Cristo é uma nova criatura, passou-se  o que era velho eis que tudo se fez novo” (2Cor 5,17). Não somos mais os mesmos quando o Espírito Santo desce sobre nós, e isso cria uma realidade nova no lugar em que vivemos. Posso dizer que o lugar que vivemos também vai mudar graças a transformação que o Espírito Santo realiza em nós.

Não será essa a maior história que deveríamos contar?

Oração espontânea.

Oração final:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém

Nenhum comentário: