Páginahttps://www.vaticannews.va/pt.htmls

sábado, 30 de abril de 2022

Espírito Santo, enviai os teus dons!

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Oração inicial:

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.

Amém!

Reflexão do dia:

“Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes. Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor do Senhor”. 

    Este é um oráculo de salvação. Se esperava a chegada do messias sobre quem repousaria o Espírito do Senhor com todos os seus dons para estabelecer um novo reino. 

“Um rebento do tronco de Jessé” é uma expressão usada pelo profeta para dizer que o Cristo vem da linhagem de Davi, o grande rei. Por isso, é importante para as comunidades cristãs, a genealogia de Mateus que filia Jesus a Davi, “Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão” (Mt 1,1). Outros gritos também podem ser ouvidos testemunhando o reconhecimento de Jesus, como Filho de Davi, como por exemplo a Cananéia (Mt 15,22)  e os cegos à beira do caminho (Mt 20,30). 

Se Jesus é o novo Davi, ele veio para estabelecer um novo reino. Por isso, os discípulos queriam saber se havia chegado o tempo de ser restabelecido as antigas glórias do reino de Israel (Cf. At 1,6). A resposta do Ressuscitado vem acompanhada de uma promessa: “Mas, descerá sobre vós o Espírito Santo” (At 1,8).

“Repousar” e “descer” são dois verbos que demonstram a ação de Deus em nosso favor. Jesus é o messias esperado, e sobre ele repousa o Espírito do Senhor  do qual falou o profeta. E ainda, que esse mesmo Espírito vai descer sobre todos nós! 

O profeta Isaías anuncia que sobre o messias repousa o Espírito do Senhor que se manifesta através dos seus dons. Jesus, o Filho de Davi, é a plenitude de todos os dons. Ele prometeu “Descerá sobre vós o Espírito Santo” e cumpriu.

O Papa Francisco em uma catequese descreveu esse mesmo Espírito Santo como um presente, um “dom de Deus, por excelência" que deve ser acolhido. Na esteira da antiga profecia de Isaías, o Papa continua dizendo: “A Igreja identifica sete, número que simbolicamente significa plenitude, totalidade; são aqueles que aprendemos quando nos preparamos para receber o sacramento da Confirmação e que invocamos na antiga prece da chamada ‘Sequência ao Espírito Santo’. Os dons do Espírito Santo são os seguintes: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

Uma das formas visíveis de perceber a manifestação do Espírito Santo são através dos seus dons. Todos temos dons naturais. Alguns dons são adquiridos. Tanto um como o outro, podem ser melhorados. É isso que faz o Espírito Santo, ele trabalha em nossa alma para santificar. Esse verbo pode ser substituído por aperfeiçoar. E é isso que o Espírito Santo faz, Ele trabalha para o nosso aperfeiçoamento: “É assim que o Espírito Santo dota os cristãos, concedendo-lhes determinadas forças para além das suas aptidões naturais e dando-lhes a oportunidade de se tornarem instrumentos especiais de Deus neste mundo” (YOUCAT 310). 

    Por ora, cabe a nós rezar pedindo ao Espírito Santo através desta oração mencionada pelo Papa, que os dons do Espírito Santo se renovem. Recorreremos a ação do Espírito Santo para que a nossa vida seja um dom para o mundo: 

Espírito de Deus, enviai dos céus um raio de luz!

Vinde, Pai dos pobres, dai aos corações vossos sete dons.

Consolo que acalma, hóspede da alma, doce alívio, vinde!

No labor descanso, na aflição remanso, no calor aragem.

Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele.

Ao sujo lavai, ao seco regai, curai o doente.

Dobrai o que é duro, guiai no escuro, o frio aquecei.

Dai à vossa Igreja, que espera e deseja, vossos sete dons

Dai em prêmio ao forte uma santa morte, alegria eterna!

Enchei, luz bendita, chama que crepita, o íntimo de nós!

Oração espontânea.

Oração final:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém

Nenhum comentário: