Páginahttps://www.vaticannews.va/pt.htmls

quarta-feira, 27 de abril de 2022

De Babel a PENTECOSTES

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Oração inicial:

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.

Amém!

Reflexão do dia:

“E o Senhor os dispersou daquele lugar por toda a superfície da terra, e eles cessaram de construir a cidade. Por isso, foi chamada Babel, porque foi aí que o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo e daí dispersou os homens por toda a terra”(Gn 11,8-9). 

Babel significa literalmente confusão. Essa narrativa foi muito interpretada ao longo da história. Por exemplo, no Talmud existem lições que contam que a intenção dos construtores  era furar os céus com machados para escoar toda a água ali contida, tornando impossível um outro dilúvio. Com isso, eles demonstravam o interesse de desafiar a Deus. Uma outra lição fala de três grupos que tinham seus próprios planos para a torre. Um grupo planejava subir na torre, para ficar em segurança, caso um outro dilúvio acontecesse. Um segundo grupo queria usá-la como um santuário para cultuar outras divindades, incorrendo no pecado da idolatria. Uma interpretação semelhante foi feita por um rabino no século XV, que dizia que o propósito era transformar o lugar em um lugar de adoração para aclamação de todos. Ainda, um terceiro grupo queria usá-la como um terraço para enfrentar a Deus. 

No Midrash encontramos um ensinamento que revela o medo que os judeus tinham de que os céus fossem cair novamente depois de um período (a cada 1656 anos, para ser mais exato). Portanto, eles decidiram construir uma escorra  para apoiá-lo.

Todas as lições apontam para uma direção oposta a Deus. Diz a Escritura que eles buscavam ser “famosos”. Ou seja, eles queriam glórias para si mesmos. Se queremos ser cheios do Espírito Santo precisamos derrubar a torre de Babel que existe dentro de nós. Por isso, devemos arrumar nossa vida conforme a vontade de Deus. Se Babel representa confusão, o Espírito Santo é quem estabelece a ordem  estabelecida por Deus. 

Nos enganamos muitas vezes querendo ser a “própria torre”, iludidos com a falsa imagem que criamos. Para passar da confusão à ordem, devemos descobrir a verdade. E é o Espírito Santo quem revela essa verdade.

Quando me pergunto sobre a verdade a respeito do ser humano me vem à cabeça o que o salmista diz: “Que é o homem – digo-me então –, para pensardes nele? Que são os filhos de Adão, para que vos ocupeis com eles? Entretanto, vós o fizestes quase igual aos anjos, de glória e honra o coroastes. Destes-lhe poder sobre as obras de vossas mãos, vós lhe submetestes todo o universo. Rebanhos e gados, e até os animais bravios, pássaros do céu e peixes do mar, tudo o que se move nas águas do oceano” (Sl 8). 

Quando me pergunto sobre a verdade a respeito do próximo me vem à cabeça a Parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-32). A pergunta que se faz ao Divino Mestre é essa, “quem é o meu próximo?”. A parábola não só diz quem é o próximo mas ilustra como devemos agir com relação a ele.

É qual a verdade sobre Deus? São João nos diz de forma bem simples: “Deus é amor” (1 Jo 4,8). Essa é a grande verdade que cura toda ilusão. Deus nos cria com amor, por amor e para o amor. Jesus nos deixou como novo mandamento: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. O Espírito Santo é o amor do Pai e do Filho. Recordamos um pequeno fragmento de Santo Agostinho  “O Amante, que é Deus Pai; O amado, que é Cristo; e O amor, que é o Espírito Santo”. 

O verdadeiro amor que o Espírito Santo infunde em nós (Cf. Rm 5,5) derruba a torre de Babel e restabelece a ordem querida pelo Pai, em Cristo Jesus. O que devemos fazer? Se submeter com gratidão! Assim, em nossa vida vai ser levantada uma nova torre, construída por Deus, para ser um farol a iluminar qualquer um que queira chegar ao céu. 


ORAÇÃO ESPONTÂNEA.

Oração final:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém

2 comentários:

Anônimo disse...

Amém!

Anônimo disse...

Amém!