Páginahttps://www.vaticannews.va/pt.htmls

segunda-feira, 18 de março de 2019

A nossa alma suspira por Deus



A nossa alma suspira por Deus (Cf. Sl 41), e é através da oração que sentimos a alegria desse encontro. Não importa como: sentado, em pé, de joelhos ou prostrado ou que gesto a acompanha, orar é um movimento da criatura em direção ao seu criador. Na oração o ser humano adora com submissão, louva com confiança, se arrepende, pede, súplica, intercede. Às vezes sussurra, grita, silencia. Seja juntando as mãos, elevando ou abrindo os braços, orar se torna fundamental para crescer na intimidade com nosso “Divino Amigo”.
Devemos guardar um “tempo privilegiado” para dialogar com aquele que está sempre pronto a nos ouvir. Faça isso é você vai visitar o jardim do Éden, com os patriarcas acender uma fogueira enquanto descansa da caminhada, ir ao encontro da terra da promessa, marchar com Moisés pelo deserto e renovar junto com os profetas a esperança depois de um doloroso tempo no exílio. Sentar à mesa com Marta e Maria. Está ao lado da Mãe de Jesus e João, o discípulo amado, na cruz do calvário e alegrar-se com o ressuscitado na manhã sem ocaso.
Oração é uma palavra usada cerca de setenta vezes no evangelho de Lucas! É o evangelho que mais apresenta Jesus orando, por isso, não podemos fechar os ouvidos a esse convite. Só Lucas coloca Jesus rezando no batismo (Lc 3,21), após o milagre (Lc 5,16), antes da escolha dos Doze (Lc 6,12) e da confissão de Pedro (Lc 9,18), no momento da transfiguração (Lc 9,28-29) e no Getsêmani (Lc 22,46). Esse evangelho insiste na necessidade de ser perseverante na oração (Lc 11,5-8; 18,1), especialmente nos momentos de dificuldades (Lc 22,40.46). 
A vida do povo de Israel se transformou em uma liturgia. O templo é o lugar onde o culto cria as condições para o relacionamento com Deus fazendo com que a oração se transforme em um verdadeiro " serviço de coração"(avodá shebalev), tornando-se assim, uma maneira de expressar seu amor por Deus. É justamente no templo que Maria encontra o jovem Jesus, como ele mesmo diz, “ocupado com as coisas do Pai” (Cf. 2,29).
            Assim, hoje, a Igreja liturgiza os grandes acontecimentos da vida através dos sacramentos: nascimento, noivado, casamento, morte, maturidade, vocação. Os demais acontecimentos, não menos importante, têm uma liturgia própria onde se abençoa, “a oração de benção é a resposta do homem aos dons de Deus: uma vez que Deus abençoa, o coração do homem pode bendizer aquele que é a fonte de toda a benção” (CIC 626). Somos, portanto, chamados a orar nas semeaduras, plantações, colheitas, tempestades, períodos de fome, guerras. Se prevê na liturgia um grande número de pessoas como governantes, políticos, refugiados, exilados, doentes, perseguidos, animais, casas, etc., além de objetos como prédios, altares, pão e vinho, instrumentos. A oração litúrgica marca tempos, espaços, objetos e pessoas dando a nossa vida um ritmo sobrenatural.
            Não podemos deixar de dizer que Jesus privilegiava os momentos a sós para orar como podemos ver: "Mas ele costumava retirar-se a lugares solitá­rios para orar" (Lc 5,16);"Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a Deus" (6,12); "Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar" (11,1). Assim diz o Catecismo, “Não é, porventura, ao contemplar primeiro o seu Mestre em oração, que o discípulo de Cristo sente o desejo de orar? Pode então aprendê-la com o mestre da oração. É contemplando e escutando o Filho que os filhos aprendem a orar ao Pai”. (CIC 2601).
            Algumas indagações para ajudá-lo a refletir:
O que é oração pra você? Como está a sua oração? Quanto tempo tem dedicado à sua oração? Esse tempo tem sido bem aproveitado? Você tem dedicado tempo  a sua oração comunitária? Tem se sentido motivado para se encontrar e orar com seus irmãos e irmãs? Tem valorizado esses momentos de vida comunitária?





           



3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom meu irmão. Parabéns pela iniciativa e pelo conteúdo.
Deus te abençoe
Paz e Bem

Renata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata disse...

👏☺ #Gratidão