Páginahttps://www.vaticannews.va/pt.htmls

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Flor do Carmelo

 "Elias subiu ao cimo do monte Carmelo, onde se encurvou por terra, pondo a cabeça entre os joelhos" (I Reis 18, 42).

Elias, o Tesbita, viveu no reino de Israel durante o século VIII a.C, durante o reinado de Acab. Ele é chamado por Deus como profeta, e interpreta que o seu povo está se afastando do verdadeiro Deus caindo no pecado da idolatria. Um dos episódios dramáticos da história do profeta acontece no monte Carmelo. Elias desafia os profetas de Baal. Consumido de zelo pela lei de Deus, invoca-o como testemunha diante do sacrifício: "Ouvi-me, Senhor, ouvi-me, para que este povo reconheça que vós, Senhor, sois Deus e que sois vós que converteis os seus corações! Então, subitamente, o fogo do Senhor baixou do céu e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, a poeira e até mesmo a água da valeta. Vendo isso, o povo prostrou-se com o rosto por terra e exclamou: O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!” (1 Rs 18,37ss).

Elias quer salvaguardar a aliança e restabelecer a pureza da fé. Ele se lamenta dizendo: “Eu me consumo de ardente zelo por Iahweh dos exércitos, porque os filhos de Israel abandonaram tua aliança, derrubaram teus altares e mataram teus profetas”.

A aliança é um conceito básico que pode significar  pacto, acordo, contrato. Ao longo da história de Israel, Deus faz “acordos” com o seu povo. Temos o acordo com Noé onde se estabelece termos para a preservação da vida. Com Abraão, o acordo põe em marcha toda uma casa. A promessa da terra e da descendência faz com que a casa do nosso Pai da fé caminhe na direção do desconhecido. Esse acordo é renovado ao longo do caminho (Cf. Gn 15; 17,2; 18). No monte Sinai Deus estabelece um acordo chamando esse povo a ser “seu povo” pondo em prática o contrato estabelecido (os mandamentos - Cf. Ex 19).

Podemos dizer que Elias é o profeta do “primeiro mandamento”, já que seu profetismo recorda ao povo a condição fundamental que é amar a Deus e adorá-lo  e só a Ele prestar culto. É este mandamento que cria em nós a virtude da religião para nos voltarmos inteiramente a Deus. 

Podemos dizer que é essa virtude que nos faz “adoradores”. Adorar é parar diante de Deus, para começar um movimento interior. É calar a voz e deixar falar o que está dentro. É se voltar para o centro, deixando por um breve momento as periferias existenciais, para depois voltar, assinalado por quem me eleva ao se abaixar. E isso é surpreendente: adoro quem está perto e não longe, quem se aproxima ao invés de se afastar, porque graças ao amor exige apenas que eu fique por um momento ao seu lado.

Deus se revela ao profeta para comunicar novo ânimo, esperança, e colocá-lo  de volta no caminho que deveria seguir. Elias assume a fé no Deus de Israel e defende que seu povo preserve essa fé não se deixando levar pelos falsos ídolos.

Como profeta, Elias era homem de oração. Ele conhece a Deus na experiência da vida e mantém diálogo constante com ele. O profeta aprendeu a orar. E ora para ouvir Deus, para aprender  a caminhar com ele e ser no mundo palavra viva desse mesmo Deus que não se cansa de caminhar com seu povo. Apesar de sentir o peso do seu medo, das suas aflições e tormentos, renova sua força em Deus, é encorajado a continuar seu profetismo.  

Nesse mesmo monte, começa uma antiga experiência religiosa que se desenvolve em torno da “Virgem do Carmelo”. Alguns eremitas se refugiaram neste monte e ali começaram uma nova história sob o patrocínio da Virgem Maria, “O Carmo existe para Maria, e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual”.

A Virgem do Carmelo apareceu com sua luz resplandecente e traz um sinal aos carmelitas: o escapulário. Isso é como um “hábito”, uma veste de Maria. O escapulário nos coloca no caminho de Maria para aprendermos com suas virtudes. 

As virtudes de Maria são uma profecia para o mundo. A  humildade é uma das virtudes de Maria. Ela reconheceu o seu lugar no plano da salvação, escondeu-se no silêncio da casa de Nazaré, cumprindo com seu papel na obra da redenção. No casamento em Caná da Galiléia, fala com o seu Filho sobre a falta de vinho. Sabia que era a única coisa que devia fazer, por isso mesmo diz aos serventes: “façam tudo o que ele vos disser”. Maria não só faz a vontade de Deus, mas quer que todos a façam. Ela sabe que a alegria consiste em fazer a vontade de Deus. Ela foi a primeira adoradora. Por isso, convido você a rezar com Maria e cultivar a virtude da religião: 

Deus vos salve Maria,

Tu que adorastes o verbo encarnado no teu seio.

Deus vos salve Maria,

Tu que adorastes o menino que crescia em sabedoria, estatura e graça.

Deus vos salve Maria,

Tu que adorastes o menino que se ocupava do sagrado.

Deus vos salve Maria,

Tu que adorastes o Filho que anunciava a chegada do Reino.

Deus vos salve Maria,

Tu que adorastes o Filho que curava.

Deus vos salve Maria, 

Tu que adorastes aquele que libertou homens e mulheres da escravidão do pecado.

Deus vos salve Maria,

Tu que adorastes o Mestre que tantos ensinamentos transmitiu.

Deus vos salve Maria,

Tu que adorastes aquele que nos chamou a ser bem aventurados.

Deus vos salve Maria,

Tu que adorastes o itinerante que não se cansava de amar, pois foi para isso que  veio.

Deus vos salve Maria,

Tu que adorastes aquele que é a luz que veio iluminar o povo que jazia nas trevas.

Deus vos salve Maria, 

Tu que adorastes o Pastor que veio dá a vida pelas ovelhas.

Deus vos salve Maria, 

Tu que adorastes aquele que sentava na mesa dos pecadores.

Deus vos salve Maria, 

Tu que adorastes aquele que em sua pobreza veio nos enriquecer. 

Deus vos salve Maria, 

Tu que adorastes aquele que foi condenado injustamente. 

Deus vos salve Maria,

Tu que adorastes aquele que carregou sobre si nossas enfermidades.

Deus vos salve Maria,

Tu que adorastes o teu Filho crucificado.

Deus vos salve Maria,

Tu que adorastes o ressuscitado que venceu a morte.

Deus vos salve Maria, 

Tu que adorastes aquele que enviou o Espírito Santo prometido.

Deus vos salve Maria, 

Tu que adorastes aquele a quem devo adorar. 


Um comentário:

Maryluce disse...

Deus vos salve Maria
Por ter aceitado ser nossa Mãe