Páginahttps://www.vaticannews.va/pt.htmls

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Estrela da manhã, Deus vos salve



No Antigo Testamento, o autor do livro do Eclesiástico faz o elogio ao sacerdote Simão, filho de Onias (Cf. Eclo 50). Sua atuação foi tão importante junto ao povo que ele foi chamado de “estrela da manhã”, reconhecidamente como um luzeiro que reflete a glória de Deus a quem ele serve.
O apóstolo Pedro diz que devemos ouvir a palavra dos profetas e a eles devemos recorrer porque eles são “como uma luz que brilha em lugar escuro”.
Maria é invocada no Ofício como estrela da manhã. Podemos dizer que ela reúne em torno de si a antiga tradição dos profetas pois sua vida reflete uma luz que nos tira da escuridão. Por ser “cheia de graça” a Virgem de Sião irradia uma profecia no silêncio da casa de Nazaré que deve ser ouvida por todos nós, “Ele (Jesus) é a luz verdadeira que ilumina todo homem” (Cf. Jo 1,9).
Maria sabe que não é a luz verdadeira da qual fala o Evangelista São João, mas como estrela da manhã, ela cedo nos acorda para reconhecermos a luz do mundo, Jesus, seu Filho e Nosso Senhor (Cf. Jo 8,12) que veio para dissipar todas as trevas. Na tradição astronômica, as estrelas que tem maior brilho recebe nomes. Podemos  dizer que a esposa de José, bendita entre todas as mulheres, tem recebido muitos nomes: Aparecida, Fátima, Lourdes, Nossa Senhora do bom parto, das dores...Tantos homens e mulheres, em tantos cantos do mundo a invocam porque sabem que através dela chegarão até “a estrela que tem maior brilho”.
No dia 2 de fevereiro, celebramos a festa de Nossa Senhora da Luz, chamada em outros lugares de Nossa Senhora da Candelária e de Nossa Senhora das Candeias. Essa festa é celebrada no dia em que a liturgia celebra a festa da Apresentação do Senhor Jesus Cristo e a da Purificação da Virgem Maria.
No dia em que Maria levou o menino para ser apresentado no templo, o velho Simeão tomou a criança nos braços e cheio do Espírito Santo exultou: “Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa Palavra. Porque os meus olhos viram a vossa salvação que preparastes diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel”.
Aquele que nasceu de Maria é a luz do mundo. Ao segui-lo não andamos nas trevas (Cf. Jo 8,12). Nele, somos chamados a ser luz para fazer resplandecer as obras de Deus (Cf. Mt 5,16). Inspirado na profecia de Isaias, Paulo e Barnabé declaram aos judeus que se opõem a sua missão entre os gentios: “Pois assim nos ordenou o Senhor: Eu te estabeleci como luz das nações, para que sejas portador de salvação até os confins da terra (At 13,47)”.
Com bem mais resplendor brilha Maria, a mãe do redentor que profeticamente tem irradiado sua luz para que a humanidade reconheça Jesus como Senhor e Salvador.
Como filhos de Maria somos chamados também de filhos da luz, e por isso mesmo temos uma alta vocação, à qual somos chamados a corresponder com fidelidade: “Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais. Mas vigiemos e sejamos sóbrios. Porque os que dormem, dormem de noite; e os que se embriagam, embriagam-se de noite. Nós, ao contrário, que somos do dia, sejamos sóbrios. Tomemos por couraça a fé e a caridade, e por capacete a esperança da salvação” (1 Ts 5,5ss).
Em tempos de escuridão, precisamos de luz para enxergar novamente o caminho. Recorramos sempre a intercessão de Nossa Senhora, quem assim o faz, anda na luz.

Oração à Nossa Senhora da Luz

Ó Senhora da Luz, dona de todas as graças,
cobre-nos com o teu manto resplandecente,
pois tu és a luz que nos guia pelas trevas
e, pela tua imensa misericórdia,
nos dás força e alento para seguir o nosso rumo,
que nos leva até a ti, ó Cheia de Graça.
Nossa Senhora, pelo Espírito Santo iluminada,
Mãe de Nosso Senhor, nossa fonte de luz,
tu és a nossa força e o nosso caminho
e nos proteges por entre montanhas e vales,
pelos desertos e ilhas, no sofrimento e na tortura,
nas perseguições que sofremos.
Ó Nossa Senhora da Luz, nossa Mãe,
cobre-nos com a tua interminável glória
e continue a iluminar o nosso caminho
com a tua interminável e Divina Luz,
que outra coisa não queremos ver,
senão as maravilhas da tua presença.
Ó Nossa Senhora da Luz, Mãe de Deus,
ajuda-nos, com a tua bondade infinita,
a enfrentar todos os perigos e tentações,
para que com a tua preciosa ajuda,
sigamos nosso caminho com a tua luz
e longe da escuridão das trevas.
Amém!




Um comentário:

Unknown disse...

Maravilhoso. Luz no seu caminho.