Páginahttps://www.vaticannews.va/pt.htmls

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Simeão, homem cheio do Espírito Santo!

 “Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Esse homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele".

Ao longo do Evangelho de Lucas ele menciona vários personagens que são cheios, plenos do Espírito Santo. E isso podia ser percebido através de suas virtudes. Por exemplo, Simeão é reconhecido como homem justo e piedoso. 

Justiça pode ser compreendida como uma devolução. Deus me dá gratuitamente, me enriquece com seus dons e eu devolvo a ele. Podemos fazer isso de diversas formas. Por exemplo, quando pomos em prática os preceitos estabelecidos, estamos no caminho do cumprimento dessa virtude. Participar da missa aos domingos é um preceito, desse modo, ir a missa é uma forma de exercitar a justiça. E quando decidimos cumprir o preceito, vemos o Espírito Santo agir para a salvação dos que creem. 

A justiça é também exercitada através da caridade que pratico. A caridade nesse sentido não é um ato de bondade, mas de justiça, porque dou do que já recebi de Deus. Ele com sua pobreza me enriquece (Cf. (2 Cor 8,9), e de mãos cheias, distribuo ao meu próximo, para tirá-lo da pobreza. Vejam o paradoxo da caridade: quem é rico fica pobre e quem é pobre fica rico! Quando divido um pedaço de pão para saciar a fome ou quando me aproximo, ouço e toco o meu próximo estou no caminho de Simeão, que é o da justiça através da caridade. Se tivéssemos a consciência da gratuidade de Deus, nos apressariamos para exercer a caridade em favor do próximo, seja de forma material ou espiritual. 

Já a piedade é a virtude que cria um ritmo divino ao que é humano, sagrado ao que é profano. É  o que faz do ser humano um orante. Quando se reconhece alguém como piedoso é porque sua vida tem sido transformada pela busca de Deus. E Ele quer nos encontrar para isso, transformar nossas vidas, tanto que nos atrai de várias formas. Quando falamos de piedade popular, por exemplo, recordamos um conjunto de práticas associadas a devoção como uma peregrinação, uma novena, uma ladainha, etc. que criam uma disposição interior que nos leva a Deus. Quantos Deus tem alcançado através da piedade popular? é incontável! 

Como virtude é um exercício, devemos praticar para alcançar esse bom hábito. E ao exercitar a justiça e piedade, as virtudes do grande Simeão, vou me enchendo do Espírito Santo que aperfeiçoa a cada dia.

"Impelido pelo Espírito Santo, foi ao templo. E tendo os pais apresentado o menino Jesus, para cumprirem a respeito dele os preceitos da Lei, tomou-o em seus braços e louvou a Deus nestes termos: “Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra, porque os meus olhos viram a vossa salvação que preparastes diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel".

Qual o lugar daqueles que querem ser cheios do Espírito Santo? O templo! Muitos salmos falam da alegria de ir ao lugar sagrado: “que alegria quando me disseram, vamos à casa do Senhor” (Sl 121). Devemos ir ao templo material para nos transformarmos no templo espiritual. Dessa forma, vamos nos reconhecendo cada vez mais como lugar do Espírito Santo (Cf. 1 Cor 6,19). Isso exige uma saída de si mesmo para chegar a Deus, um percurso que vai do interior para o exterior. O templo tem uma arquitetura, salta aos nossos olhos, quando passamos por ele, não temos como deixar de ver, mas aquilo que o Espírito Santo quer realizar transcende o que os olhos são capazes de ver, pois desce ao lugar interior onde Deus se encontra à nossa espera. O Espírito Santo nos “empurra” ao templo, e isso é só o começo. Quando você entra no templo, se abre as portas do céu. Quando deixa o templo é o céu que faz de você um novo templo! 

São Paulo compreendia tão bem isso que escreve a uma de suas comunidades dizendo assim: “vós sois templo do Espírito Santo”. Somos casa, moradia de algo sagrado, divino. O que habita em nós trabalha para a nossa santificação mudando nosso interior para que resplandeça a glória de Deus através de nós! O espírito Santo edifica no ser humano, mesmo sabendo da finitude da nossa existência, da transitoriedade do ser, mesmo reconhecendo nossa instabilidade, inconstância e fragilidade. É assim que ele age, do interior para o exterior, para tornar nossa vida uma expressão do divino. O que cabe a nós é deixar o Espírito Santo fazer o seu trabalho, realizar sua ação transformadora. 

Ore neste momento, diga ao Espírito Santo: 

Vem, trabalha em mim, reconstrói a minha vida, faz de mim uma digna morada do Senhor. Edifica em meu interior, sustenta minha decisão de querer ser teu, todo teu, hóspede da alma!